sexta-feira, 2 de maio de 2008

Pincel e tinta na mão

Um pincel molhado de tinta, um papel aberto no chão e liberdade para fazer a maior bagunça - a receita para envolver o seu filho no mundo das artes é simples assim. "É só dar espaço à criança, não impor muitos limites e deixá-la se expressar naturalmente", ensina a educadora e artista plástica dinamarquesa Anna Marie Holm, em entrevista ao site do seu bebê. Ela esteve recentemente no Brasil para lançar o livro Baby-Art: Os Primeiros Passos com Arte. As atividades propostas por Anna Marie são pra lá de divertidas, deixam os pequenos mais relaxados e estimulam o desenvolvimento motor. "É fazendo arte que as crianças desenvolvem a sensibilidade e adquirem uma consciência maior dos sentidos", ressalta a especialista. Então siga as dicas da expert e experimente suas sugestões de atividades para crianças de 1 a 3 anos de idade.

DICAS

A escolha do material
Para evitar alergias e intoxicações, ofereça apenas giz, tintas e lápis atóxicos. E, antes de comprar, verifique se esses materiais são indicados para a faixa etária do seu filho.

De tudo um pouco
Camisas velhas, panos, sapatos, chapéus, bolsas e meias podem - e devemm - ser aproveitados pelo pequeno artista. "A ordem é justamente fazer arte em qualquer lugar e sempre com muita improvisação. Seu filho não precisa de materiais especiais nessa fase", lembra a artista.

Ao ar livre é melhor
Um jardim, uma praça, um quintal - quanto mais espaço seu filho tiver para explorar na hora de criar arte, melhor. Ele pode, por exemplo, fazer experimentações com a terra ou, se tiver vontade, pintar folhas e pedras. "O resultado é imprevisível, mas é importante deixar a criança livre para fazer suas escolhas", sugere Anna Marie.

Papel colorido
"Por que a superfície onde a criança vai pintar precisa ser branca?", questiona a educadora. Ela recomenda variar um pouco esse suporte - o papel branco - oferecendo também tecidos estampados e folhas coloridas para a criança pintar. Isso, garante, estimula a percepção das cores.

BRINCADEIRAS

Jornal na parede
Estenda o jornal em um cavalete improvisado, feito com placas de eucatex, ou prenda as páginas numa parede. Com pincéis de vários tamanhos e tinta preta diluída em água, seu filho poderá pintar o texto e as ilustrações como quiser.

Gravuras de beijos
Separe um batom vermelho e algumas folhas brancas. Mostre à criança como pintar a boca e imprimir beijinhos no papel. Depois, deixe-a brincar sozinha e se divertir com o resultado.

reportagem retirada do site: www.bebe.com.br

Adeus, fraldas...

Por Débora Mamber

Enquanto a criança não consegue tirar a roupa por si mesma ou caminhar sozinha até o penico, não adianta querer liberá-la das fraldas. Ela precisa aprender a controlar suas necessidades fisiológicas para só então ser incentivada a usar o troninho. O ideal é começar o treinamento depois dos 18 meses, período em que a maioria dos meninos e meninas desenvolve essa habilidade. Pesquisas mostram que o controle anal começa por volta de 1 ano e meio, o do xixi com 2 e o noturno apenas aos 3. Até os 4 anos, no entanto, acidentes são normais.

Treino para usar o penico
Num primeiro momento, a criança costuma avisar que fez xixi ou cocô só depois de tê-lo feito. Aos poucos, começa a dizer com antecedência esse é o sinal para incentivá-la a usar o penico. Toda vez que isso acontecer, elogie-a. Também é importante tornar o banheiro um ambiente agradável, com brinquedos e apetrechos para despertar a atenção do pequeno, e ter muita paciência durante o treinamento. E, claro, os pais não devem recorrer a nenhum tipo de punição se a criança falhar, pois a vergonha e a culpa podem retardar o processo.

Deus é fiel

Te amo!!!!

Recados Para Orkut - RecadosOnline.com

Confira mais figuras para Te Amo:
[orange]*[/orange] www.RecadosOnline.com/te-amo.html [orange]*[/orange]